Novos desenvolvimentos em intralogística e automação industrial

automação industrial

A automação industrial é atualmente um fator fundamental nas decisões de muitas empresas na área da intralogística. A integração deste tipo de soluções visa manter a competitividade destas empresas e fazer face aos desafios na cadeia de abastecimento de um setor dinâmico e em constante evolução. Aumentar a capacidade de produção, o fluxo de encomendas, reduzir os tempos de resposta - muito influenciados pelo aumento do e-commerce -, minimizar os erros e os danos... são apenas alguns dos fatores que as empresas pretendem satisfazer através da automatização industrial de todos ou parte dos seus fluxos logísticos. Mas como é que isso pode ser feito com sucesso? E, sobretudo, qual o nível de automatização a escolher e quais as soluções a utilizar? Estas são as mais recentes inovações de automação da STILL.

Selecionadores de encomendas autónomos: um primeiro passo para a automatização industrial

Iniciar a automatização de processos é fácil com os selecionadores de encomendas autónomos OPX iGo neo da STILL. Estes equipamentos garantem não só um primeiro nível de automatização na cadeia de abastecimento, mas também conforto e segurança para os operadores que trabalham com eles.

A integração da automatização industrial na fase de recolha de encomendas tem muitas vantagens. No caso dos selecionadores de encomendas STILL OPX iGo neo, estes seguem o operador e páram na posição de recolha ideal. Desta forma, o operador dispõe de um veículo que o ajuda a trabalhar de forma intuitiva, reduzindo o seu esforço no seu trabalho quotidiano, enquanto aumenta a segurança das pessoas, das infra-estruturas e das mercadorias graças aos seus sensores inteligentes.

Selecionadores de encomendas autónomos

Robôs móveis autónomos (AMR): soluções compactas e rápidas para o transporte automático de mercadorias

Ainda não conhece os AMRs? São robôs móveis autónomos que se destacam pelo seu design compacto e rapidez no transporte de mercadorias ao longo de rotas estabelecidas. Apesar do seu reduzido tamanho, a sua potência e compatibilidade com vários acessórios, como plataformas, permite-lhes movimentar diferentes cargas e conectar-se de forma flexível a várias estações de armazenamento e transferência. A programação inteligente do AMR torna-o um parceiro logístico altamente eficiente devido à sua independência e capacidade de interagir de forma segura com o ambiente em que opera. Este dispositivo representa o futuro da automação industrial não só na intralogística, mas também em muitos outros setores.

Os AMRs são soluções muito atrativas, perfeitas para assumir tarefas repetitivas, perigosas ou mesmo pouco ergonómicas para os operadores, que podem concentrar-se em atividades de maior valor acrescentado para continuar a reforçar a produtividade, reduzir os erros e aumentar a eficiência dos percursos.

Veículos guiados automaticamente (AGVs) - para processos logísticos totalmente automatizados

Os veículos guiados automaticamente ou AGVs, juntamente com os AMRs, são as máquinas com o nível mais elevado de automação industrial disponíveis na STILL. Têm um aspeto semelhante a qualquer empilhador convencional, no entanto, não se vê um condutor a dirigi-los, mas graças aos sistemas de orientação, são capazes de se deslocar automaticamente ao longo de um percurso definido.

Os AGVs são muito flexíveis e servem diferentes aplicações em processos totalmente automatizados. Exemplos disto são a receção e o armazenamento de mercadorias, o abastecimento de linhas de produção, a expedição de produtos acabados, a preparação de carregamentos em cais de carga, a transferência de materiais, tarefas de cross-docking, etc.

Estes veículos criam um ambiente de trabalho seguro graças a tecnologias de navegação e deteção fiáveis e tornam-se uma solução flexível e escalável. A qualquer momento e em função da evolução das necessidades, é possível acrescentar AGVs adicionais ou combiná-los com outros sistemas automatizados (AMR, selecionadores de encomendas autónomos, etc.). É também importante destacar a adaptabilidade dos AGVs, uma vez que podem trabalhar em modo manual quando os operadores necessitam de atuar.

Veículos guiados automaticamente (AGVs)

Intralogística 4.0 ao seu alcance com a STILL

A automatização industrial dos seus processos logísticos permite-lhe aumentar a sua produtividade e a sua capacidade de resposta, mas também melhorar a segurança e as condições de trabalho dos seus colaboradores, reduzindo as dificuldades e valorizando os recursos. Encontrar o nível de automatização adequado às suas aplicações, bem como soluções adaptadas às suas necessidades, conduzirá a sua cadeia de abastecimento à intralogística 4.0!

Deixe um comentário

Comentários

Sem comentários