História


Apresentamos a história da STILL, para lançar uma luz sobre as linhas de desenvolvimento da nossa empresa. Estas linhas de desenvolvimento têm orientado a STILL desde a sua fundação até ser o grupo líder de empresas que fornecem soluções de intralogística em todo o mundo.

 

Aqui pode fazer o download do livro STILL - A História


Forte e independente - STILL há mais de 90 anos

Até agora, os nossos clientes têm beneficiado da confiança dos nossos produtos e serviços há mais de 90 anos. Começamos por reparar motores, desenvolvemos geradores móveis e tornamos-mos num dos líderes no fornecimento de serviços completos de intralogística.

Oferecemos um conceito abrangente para a intralogística, gestão de troca de informações entre empilhadores e todos os sistemas relacionados. A nossa abordagem holística visa uma interacção eficiente de todos os componentes envolvidos na intralogística, incluindo mão-de-obra.

Serviço de qualidade e rápido na STILL garante disponibilidade elevada. Os nossos produtos são fáceis de utilizar e, portanto, economizam tempo de operação. Através da análise do fluxo de materiais e informações dos nossos clientes, podemos oferecer soluções perfeitamente adaptadas a qualquer pedido individual.

Ideias inovadoras e inteligentes ajudam-nos a cumprir a responsabilidade que temos para com o meio ambiente. O programa de poupança de energia Blue-Q, por exemplo, permite poupar entre 10 e 20 por cento da energia que um empilhador consome sem afetar a sua eficiência.

O nosso pessoal competente está sempre disponível para o ajudar. As relações pessoais são a base de uma longa relação comercial.


2000: Renovação - STILL posiciona-se como marca premium.

O crescimento contínuo dos últimos anos e a expansão para novos mercados foi um sucesso para o negócio, mas também gerou novas necessidades. Sendo uma empresa global, a STILL teve de enfrentar cada vez mais os desafios de um mercado globalizado. Por isso, a STILL decidiu remover os pontos fracos que tinha reconhecido e reforçar os pontos fortes existentes.

 

Na mudança do milénio, a STILL iniciou um programa de investimentos multimilionários para optimizar as estruturas de produção na sede em Hamburgo e melhorar ainda mais o sector de serviços, que já se encontrava a funcionar bem. Paralelamente, a STILL aumentou a sua capacidade de produção e vendas internacionais através da aquisição de operações de correspondência. Estas atividades foram acompanhadas por medidas internas de garantia de qualidade e pelo desenvolvimento forçado de produtos e serviços altamente inovadores. Foram desenvolvidos novos veículos, estabelecendo novos padrões em termos de economia, qualidade e desempenho. Além disso, a STILL estabeleceu um conceito de serviço que oferece ao cliente um conjunto de acordos individuais ainda invisíveis - o PartnerPlan.

 

No âmbito do rejuvenescimento interno, o perfil externo da empresa também foi melhorado. A STILL era cada vez mais reconhecida como uma marca Premium globalmente posicionada, não só com uma vasta gama de veículos, mas também com serviços e soluções extraordinariamente inovadores para o fluxo de materiais. Devido à mudança de uma mera operação de produção para um fornecedor de soluções intralogísticas completas, a STILL conseguiu conquistar uma posição de liderança na Europa, fornecendo controlo de processos intralogísticos.

 

No entanto, apesar da sua grande capacidade de adaptação, a STILL mantém-se fiel às suas tradições. Clientes, fornecedores, colaboradores e associados podem, portanto, confiar nos valores básicos e nas intenções estabelecidas na filosofia da empresa, que ainda se aplicam na 9ª década de história da empresa. Hoje, tal como amanhã, a STILL compromete-se com o princípio: "Queremos ser um benefício para todos os que estão envolvidos connosco.”


1990: O presente - o despertar no Oriente

O início dos anos noventa foi dedicado à expansão a leste. A desintegração do antigo bloco monolítico de Leste, a unificação Alemã e a formação de novas democracias reformistas abriram novos mercados para as vendas.

Desde o início que a STILL tem como objetivo relações de longo prazo, estáveis e de confiança com os nossos clientes e parceiros orientais. Esta posição de base foi uma das condições essenciais para a nossa ascensão à liderança de mercado nos antigos estados da Alemanha Oriental.

A pedra fundamental para a construção no Leste da Alemanha foi lançada em 1990 com a criação de um escritório de vendas em Leipzig - que logo foi seguido por filiais na Hungria (1992), República Checa (1993) e Polónia (1995). Entretanto, foram criadas ligações até à Rússia. O mercado oriental evoluiu para um forte apoio. O caminho para o futuro da STILL foi facilitado.

Com uma gama de produtos direcionada para as exigências da indústria, que vai desde empilhadores industriais até equipamentos de armazém, e um total de 12 empresas estrangeiras, além de uma rede de serviços em todo o mundo, a STILL tornou-se nos dias de hoje num sinónimo de confiança e qualidade.

A Still GmbH e os seus colaboradores continuarão no caminho traçado e no futuro, seguindo o lema do fundador da empresa, Hans Still:

"A solução para problemas de transporte individuais é o nosso trabalho. No desenvolvimento de novas técnicas de transporte, o nosso objetivo é responder às exigências de amanhã, hoje."


1980: O primeiro bilião - Sob a influência da recuperação

Desde o início dos anos setenta, tem sido registado um crescimento extraordinário no volume de vendas. Em 1971, o volume de negócios foi de 200 milhões de marcos alemães. Em meados dos anos oitenta, o volume de negócios tinha praticamente triplicado e, em 1989, ultrapassou a barreira dos mil milhões de marcos alemães.

O êxito das vendas, reflectido nos dados relativos ao volume de negócios, foi acompanhado de medidas de racionalização, de aumentos da produtividade e de investimentos significativos, de forma a proporcionar uma base sólida para salvaguardar o rápido crescimento.

Uma das medidas tomadas foi a criação de uma nova oficina de formação e a construção de um novo edifício para o departamento de Desenvolvimento e Design.


1970: Progresso - Aqueles que oferecem inovações, devem usar inovações.

Quando o primeiro computador IBM foi introduzido em 1970 ninguém poderia ter previsto quão grande seria o impacto da tecnologia informática na indústria e na sociedade. Mas a nova tecnologia oferecia novas possibilidades e em uma empresa como a STILL, que por sua vez oferecia novas ideias, a porta estava sempre aberta para novas possibilidades.

STILL utiliza avanços técnicos onde quer que pareça sensato. Assim, em paralelo com os computadores, as primeiras máquinas totalmente automáticas foram instaladas na produção. A STILL também estava a experimentar novos conceitos na gestão de tempo de trabalho: Com a introdução do horário flexível em 1972, a STILL ofereceu aos seus colaboradores mais liberdade individual para tomar decisões e mais responsabilidade pessoal.

Mas a STILL não só usou o progresso, como também o impulsionou ativamente. Com produtos inovadores, foram estabelecidos para a industria de empilhadores industriais novos padrões. Isto começou pouco depois da decisão de construir empilhadores com a suspensão de roda única, patenteada em 1948, e certamente não terminou em 1983 com o primeiro empilhador industrial de tracção híbrida do mundo - o poder inovador da STILL continua até aos nossos dias.

Nos anos setenta, a STILL deu mais um exemplo das suas forças inovadoras: o "mastro de visão clara". Investigações científicas mostraram que este novo desenvolvimento melhorou consideravelmente a segurança e a facilidade de operação dos empilhadores.

Os engenheiros de projeto e desenvolvimento da STILL também trabalham intensamente em soluções para proteger o meio ambiente. Desde 1974, as emissões de gases dos empilhadores foram tão reduzidas que os requisitos rigorosos do chamado teste de três estágios da Califórnia foram cumpridos.

O progresso da STILL nunca foi um fim em si mesmo. Os benefícios para o cliente estarão sempre na vanguarda. Este princípio básico foi recompensado e levou a um maior crescimento. Em 1979, o número de funcionários tinha aumentado para cerca de 2500.

O incêndio na oficina de montagem (1961) destruiu dois meses de trabalho em poucas horas. Felizmente não se perderam vidas humanas.

Em vez de desmotivar, as chamas furiosas realmente pareciam ter incendiado os funcionários da STILL. Em pouco tempo, a produção foi capaz de começar novamente em instalações alugadas, e apenas alguns anos depois, uma nova e moderna oficina de montagem foi construída no local das ruínas em chamas deixadas pelo fogo. O incêndio foi um símbolo do início de uma era de renovação e transformação da STILL.

Já em 1960, decidiu-se modernizar e ampliar as obras. Adicionalmente novos edifícios foram planeados para a fabricação de empilhadores e para a produção de engrenagens. Além disso, estava prevista a criação de um novo edifício de escritórios e a instalação de um sistema centralizado de aquecimento e fornecimento de energia. Em 1964, esses projetos de construção foram concluídos e ainda era possível entrar na segunda metade dos anos sessenta muito mais forte e mais eficiente do que o enorme incêndio no início da década teria levado a supor. As mudanças do edifício também contribuíram para fornecer à empresa uma aparência moderna.

O Logotipo com a qual a STILL se apresentou ao mundo exterior também foi atualizada. Até 1968, a marca era caracterizada por um "S" que simbolizava um flash eléctrico. Esta ideia surgiu do fundador da empresa e referia-se à produção original, com o seu foco na maquinaria eléctrica. A partir de 1969, este ramo de produção foi completamente substituído pelo fabrico de veículos. A primeira adaptação do logótipo da empresa em conformidade com a nova gama de fabrico resultou da fusão com a fábrica de máquinas Esslingen.

Um novo logotipo, "SE Vehicle Works GmbH", surgiu e durou oito anos, sem "simbolismo elétrico". O logótipo definitivo da empresa sob o qual a STILL é hoje conhecida foi desenvolvido em 1976: STILL GmbH.


1950: Mercados mundiais - A qualidade não tem fronteiras.

Como país, a Alemanha trabalhou com entusiasmo para realizar um milagre económico e, no início dos anos 50, foi novamente capaz de oferecer produtos de alta qualidade para exportação para um mundo atónito. O termo "Made in Germany" ganhou novamente uma boa reputação. A STILL estava entre as empresas cujos produtos despertavam interesse no estrangeiro. Com empilhadores recém-desenvolvidos, eles conseguiram entrar nos mercados de exportação. As forças de ocupação britânicas foram as primeiras de quem a STILL recebeu uma encomenda importante. Em 1950, encomendaram 60 empilhadores eléctricos EWL 1500.

Os negócios no estrangeiro faziam parte da tradição da empresa para a STILL. Já em 1924, apenas quatro anos após a fundação da empresa, a STILL foi representada na Feira de Exportação de Leipzig com as suas estações de iluminação e motores eléctricos. Naquela época, as redes elétricas ainda eram muito finas no solo, razão pela qual as plantações remotas em países tropicais precisavam dos seus próprios geradores. A STILL fornecia-os para todos os cantos do mundo.

A tentativa de se abrir aos mercados mundiais permaneceu uma questão importante para a empresa até os dias de hoje. Em 1951, a STILL foi exposta na Feira de Copenhague, na vizinha Dinamarca e, talvez por isso, foi considerada pelo público como uma empresa aberta ao mundo. Em todo o caso, no mesmo ano, a imprensa de Hamburgo publicou uma grande reportagem com o slogan "STILL em todo o mundo".

As encomendas dos caminhos-de-ferro alemães provaram ser benéficas para os negócios de exportação. Instalaram os primeiros troles elétricos e empilhadores STILL (1949) e, com isso, reforçaram a decisão de outras ferrovias de equipar-se com produtos STILL recém-desenvolvidos. Os caminhos-de-ferro italianos começaram a colaborar com a STILL em 1954, logo seguidos pelos caminhos-de-ferro dos países de Benelux e em conjunto com outros, em 1959 foi recebido um pedido dos caminhos-de-ferro japoneses. Estes pedidos de exportação de grandes dimensões significaram duas coisas para a STILL: por um lado, a recuperação e uma nova ascensão após os difíceis anos quarenta, e por outro lado, uma nova direção, voltada para o futuro, foi tomada com o novo ramo de fabricação de "empilhadores". Já em 1954 esta divisão estava a ultrapassar o negócio estabelecido de máquinas elétricas.


1940: Tempos turbulentos - Os produtos STILLL começam a mover-se.

A primeira metade dos anos quarenta foi marcada pela Segunda Guerra Mundial e todos na Alemanha foram afetados neste período.

A empresa STILL continuou a produzir equipamentos de geração e a capacidade de produção foi continuamente expandida. No início de 1945, a força de trabalho da STILL cresceu para quase 1500 pessoas e a produção praticamente triplicou. Mas, após o colapso do pós-guerra, a reconstrução começou com uma força de trabalho reduzida para apenas 500 funcionários.

Quase metade da área de produção estava em ruínas e, no início, a STILL teve de manter a cabeça fora de água através da reparação de motores eléctricos e transformadores. No entanto, em Julho de 1995, o desenvolvimento de novos produtos já tinha começado. Um grupo de design "Veículos" de dois homens foi criado e no ano seguinte já era capaz de apresentar o "EK 2000 electric trolley". Este veículo de transporte eléctrico com uma capacidade de 2 toneladas introduziu uma mudança básica no foco da produção da STILL. A partir deste momento, a ênfase passou a ser cada vez mais colocada na mobilidade, na construção de "empilhadores". (O fabrico de máquinas eléctricas foi completamente abandonado em 1969).

Com a "EK 2000" já estavam a ser postas em prática novas ideias. O novo tipo de suspensão de roda única e a direção do timão adquirem as suas respectivas patentes em 1948 e 1952. Em 1947, o EK 2000 conquistou um importante cliente - os caminhos-de-ferro alemães.

Com novas inovações, a retoma tornou-se visivelmente mais dinâmica: Um trator de três rodas, o chamado "Mule-mobile" foi desenvolvido (1948), e apenas um ano depois puderam celebrar a produção do 100º Mule-mobile. No mesmo ano (1949) seguiu-se o novo produto: O primeiro empilhador da STILL, o EGS 1000.

A STILL não tornou móvél apenas os seus produtos, mas também o seu Serviço. No final dos anos 40, a STILL começou a utilizar as próprias carrinhas de serviço. A primeira, uma carinha VW, foi comprado em 1947. Desde então, a frota de serviços na Alemanha cresceu para cerca de 750 veículos. Em todo o mundo existem mais de 1000 veículos.


1930: Pessoas e máquinas

São as pessoas que fazem uma empresa forte.

Os anos 30 também foram muito influenciados pela retoma económica. O equipamento gerador da empresa STLL tinha feito um nome para si mesmo. A primeira unidade, a Estação de Luz Matador, forneceu apenas 0,5 kW. Desde então, foi desenvolvida uma gama de modelos com base nesta, oferecendo até 1,5 kW. Em 1933 foram desenvolvidos geradores até 10 kW, mas ainda não era suficiente. No ano seguinte foram produzidas as primeiras unidades móveis. A partir de 1935 estas tornaram-se uma característica permanente da gama de vendas.

A STILL desenvolveu máquinas de alta qualidade que satisfaziam as necessidades dos clientes. No entanto, esta não foi a única razão para o crescimento contínuo. Igualmente importante foram (e ainda são) os seus colaboradores empenhados, a sua energia e a sua riqueza de ideias.

Hans STILL, o fundador da empresa, estava ciente disso. Para ele, os seus colaboradores eram mais do que meros fatores de produção. Eram co-criadores do sucesso da empresa.

De acordo com esta visão, tornou-se tradição da STILL cuidar d os trabalhadores e dos seus interesses. Já em 1934 eram feitas as primeiras saídas da empresa e o Natal era celebrado em comum. Nos anos seguintes, seguiram-se outras inovações: em 1935, pela primeira vez, foram premiadas sugestões de melhorias por parte dos trabalhadores. Além disso, foi organizado serviço médico e foi fornecido um médico de trabalho. Três anos mais tarde foram formados os primeiros grupos desportivos empresariais e hoje continuam a ser uma parte popular das actividades da empresa.

Também nos últimos anos, ficou evidente que funcionários satisfeitos eram a base do sucesso comercial da empresa STILL. Em 1940, o próprio Hans STILL fundou a Sociedade registada "Hans STILL Emergency Aid Society", que distribuía regularmente grandes quantias aos colaboradores e, seguindo esta tradição, é hoje paga uma pensão da empresa. Em 1941, seguiu-se uma biblioteca de trabalho e, a partir de 1943, os apartamentos próprios da empresa. Outro ponto de destaque na promoção de colaboradores é a formação de estagiários. Com a criação de centros de formação próprios, a STILL lançou as bases para um nível elevado de formação dos clobaoradores.


1920: Ano de fundação

A 1 de Fevereiro de 1920, um jovem ganhou a sua independência ao fundar uma pequena empresa de reparação de motores eléctricos em Spaldingstrasse, Hamburgo. Hans Still era então um jovem de apenas 22 anos e cheio de energia. Tudo tinha de acontecer rapidamente - especialmente para os seus clientes.

Ele oferecia "assistência rápida", confiança e qualidade. O sucesso não tardou a chegar. A ascensão foi de tirar o fôlego. Além da reparação de motores elétricos, em 1920 ele também desenvolvia os seus próprios produtos. A estação de iluminação "Matador" foi a primeira, logo seguida por pequenos geradores portáteis (1924).

Além disso, a gama de produtos oferecida foi henriquecida com uma gama comercial de máquinas geradoras. A velocidade com que a jovem empresa cresceu é evidente pelo número crescente de colaboradores. No início, Hans Still tinha apenas dois funcionários, um bobinador de armadura e um montador. Estes três pioneiros precisaram rapidamente de reforços. Cada ano que passava, mais trabalhadores eram contratados. Já em 1924 tinha aumentado para 20 colaboradores; em 1937, eram mais de 500 e, apenas dois anos mais tarde, mais de 1000. Hoje a STILL emprega mais de 6000 pessoas em todo o mundo...

Não demorou muito para que o negócio crescesse mais do que as suas instalações. Em 1927, a empresa STILL mudou-se para instalações maiores para a cidade vizinha Wendenstrasse, mas também não conseguiram ficar lá muito tempo. O crescimento contínuou levou a que em muito pouco tempo a capacidade tivesse sido mais uma vez esgotada. Hans STILL teve de procurar um local que oferecesse espaço para ampliações futuras. Em 1932 foi encontrado: o local entre a Liebigstrasse e a Berzeliusstrasse paralela no distrito de Billbrook, em Hamburgo. A sede da STILL ainda hoje está lá.

Até à sua morte trágica em 1952 (morreu com a mulher num acidente de viação), Hans Still esteve nos comandos da empresa. O seu legado duradouro é a empresa STILL, que continua a funcionar baseado nos principios que ele próprio descreveu:

"O padrão de trabalho, a viabilidade económica dos produtos, a fabricação cuidadosa e a cobertura total dos serviços são a base sólida para a qualidade STILL".

A STILL permanece fiel a estes princípios.