Sistemas de energia para intralogística

Sistemas de acionamento em intralogística

Qual é o sistema energético mais adequado para a minha intralogística?

Os sistemas de energia para intralogística consistem em equipamento, gerador de energia e infraestrutura energética - por exemplo, empilhador + bateria de iões de lítio + carregador / estação de carregamento.
A decisão para o sistema de energia adequado é principalmente estratégica. Trata-se da aplicação específica, dos custos, mas também das condições de enquadramento necessárias, bem como da sustentabilidade e da perspetiva de trabalhar de uma forma neutra para o ambiente.

Os seguintes cinco critérios podem ser enumerados para a decisão:

  • Disponibilidade dos veículos: Qual a quantidade de energia que o sistema pode fornecer e por quanto tempo?
    Até que ponto é limitada a disponibilidade operacional dos veículos, por exemplo, por períodos de paragem devido a mudanças de bateria, processos de carregamento ou trabalhos de manutenção?
  • Infraestrutura: Cada sistema de energia requer uma infraestrutura específica, por exemplo, para áreas de estações de carregamento, armazenamento, manutenção e o esforço necessário para configurar o abastecimento de energia.
  • Custos de investimento Os custos até à entrada em funcionamento, por exemplo, das baterias e da criação das infraestruturas necessárias.
  • Custos operacionais: Custos correntes, por exemplo, de manutenção e reparação, mas também custos e consumo de energia.
  • Sustentabilidade: Qual é o potencial do sistema energético, quanto tempo pode ser utilizado e até que ponto podem as emissões CO2 completamente evitadas

Comparação de sistemas de acionamento em intralogística


Disponibilidade de veículos

Chumbo-ácido

  • Aproximadamente 1 revestimento, dependendo do tipo de veículo e aplicação
  • Com uma utilização máxima de 5 horas
  • 8 horas de carga significa aproximadamente 6 horas de condução
  • Sem carregamento intermédio > mudança de bateria (5-15 min)
  • Manutenção elevada
  • Desempenho decrescente durante a operação

Iões de lítio

  • 1 hora de carga significa aproximadamente 3 horas de condução
  • Possibilidade de carga intermédia
  • Sem necessidade de manutenção
  • Energia constante durante o funcionamento

Célula de combustível

  • 1 depósito abastecido permite até cerca de 8 horas de utilização
  • Sem tempos de paragem/carga > reabastecimento em apenas 2-3 min
  • Manutenção regular
  • Desempenho constante durante o funcionamento

Infraestruturas

Chumbo-ácido

  • Estações de carregamento
  • Carregadores
  • Baterias intercambiáveis
  • Dispositivo de mudança de bateria
  • Reservatórios de água
  • Sistema de extração de ar
  • Necessidade substancial de espaço

Baixos requisitos

  • Infraestrutura de carregamento + somente 1 bateria + carregador de bordo
  • Necessidade de pouco espaço

Célula de combustível

  • Célula de combustível (Módulo de Substituição de Bateria)
  • Estações de abastecimento
  • Armazenamento de hidrogénio
  • Fornecimento ou produção de hidrogénio (eletrolisador)
  • O espaço fora da unidade de armazenamento pode ser utilizado

Custos de investimento

Chumbo-ácido

  • Baixo custo de aquisição

Iões de lítio

  • Elevado custo de aquisição,tendencialmente decrescente
  • Maior duração da bateria

Célula de combustível

  • Custos de investimento elevados ( fator 4 a 5 em comparação com baterias de chumbo-ácido)
  • Possibilidades de financiamento

Custos operacionais

Chumbo-ácido

  • Custos energéticos
  • Custos de manutenção
  • Custos de substituição da bateria (tempo)
  • Custos de espaço

Iões de lítio

  • 30 % de redução dos custos energéticos
  • Sem custos de manutenção
  • Custos de espaço reduzidos
  • Gestão inteligente de energia / gestão de carga possível

Célula de combustível

  • Elevação atual H2 custos (10-12 €/kg hidrogénio, a partir de Setembro de 2021) >Especialmente os custos de transporte

Sustentabilidade

Chumbo-ácido

  • Tecnologia utilizada
  • Substâncias nocivas para o ambiente
  • Exigências de reciclagem com elevados custos energéticos

Iões de lítio

  • Desenvolvimento contínuo
  • Aumento da eficiência e redução dos custos de aquisição esperados
  • Matérias-primas problemáticas > nova composição em desenvolvimento
  • Estruturas já experimentadas e testadas

Célula de combustível

  • Tecnologia implementável, mas ainda sem infraestruturas estabelecidas
  • Sem terrenos raros
  • Verdadeiramente ecológico, através do ecológicoH2
  • Desenvolvimento político ainda incerto

Aplicação e conclusão

Chumbo-ácido
As baterias de chumbo-ácido são úteis para a utilização de alguns veículos com poucas horas de trabalho.
Globalmente, este é um sistema energético estabelecido, fiável e bem aproveitado.

Iões de Lítio
A utilização de baterias de iões de lítio é recomendada para requisitos constantes e continuamente elevados de energia em operações de vários turnos.
No perfil de aplicação adequado, este sistema de energia é mais indicado para a vida útil de uma bateria de iões de lítio (10 anos).

Célula de combustível
Este sistema de energia é ideal para uso contínuo e intensivo em operações de vários turnos com mais de 1000 horas de funcionamento por ano.
Sendo o sistema energético mais limpo para a condução de camiões industriais, a célula de combustível é ainda pouco consolidada, mas é considerada um sistema futuro para a intralogística ecológica.


 

Gravação – Webinar

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Sistemas de energia no contexto de intralogística verde

Do ponto de vista intralogístico, o objetivo é poder resolver tarefas de transporte com o menor consumo possível de recursos valiosos - ou seja, com a melhor utilização possível de capital, energia, trabalho e tempo.

Do ponto de vista ecológico, a Europa deve ser neutra para o ambiente no máximo até 2050; a Alemanha quer mesmo atingir este objetivo até 2045. Isto significa que as emissões de CO2 devem ser significativamente reduzidas.

Para atingir este objetivo, a Comissão Europeia e os estados federais estão cada vez mais a obrigar a economia a dar a sua contribuição através de leis e regulamentos, por exemplo através do imposto CO2, com certificados de emissão ou mesmo com uma proibição de motores de combustão a partir de 2030, no máximo.

Consumidores e parceiros esperam neutralidade ambiental

Há também uma procura crescente dos parceiros e consumidores que as cadeias de abastecimento são sustentáveis e funcionam de uma forma neutra para o ambiente. Os fornecedores devem apresentar certificados sobre a origem das matérias-primas, as condições de produção e a pegada de carbono. Um bom equilíbrio ecológico torna-se uma vantagem competitiva

 

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