
Cada quilowatt-hora conta!
Soluções energéticas inteligentes STILL.
Consultoria energética que o leva mais longe
Juntos, vamos analisar o consumo total de energia dos seus processos e identificar potenciais economias. Os nossos consultores fornecem um aconselhamento holístico. E para nós, a consultoria é 80% de escuta: O que se espera de si e para onde quer ir? Quais são as suas condições atuais e qual é a sua experiência? Quais são os obstáculos com que se depara? Isto permite-nos compreender melhor as suas necessidades e oferecer soluções ótimas para a sua frota intralogística - incluindo conceitos completos de infraestrutura energética intralogística..
Os cinco critérios seguintes podem ser utilizados para a decisão:
- Disponibilidade dos veículos: Qual a quantidade de energia que o sistema pode fornecer e por quanto tempo?
Até que ponto é limitada a disponibilidade operacional dos veículos, por exemplo, por períodos de paragem devido a mudanças de bateria, processos de carregamento ou trabalhos de manutenção? - Infraestrutura: Cada sistema de energia requer uma infraestrutura específica, por exemplo, para áreas de estações de carregamento, armazenamento, manutenção e o esforço necessário para configurar o abastecimento de energia.
- Custos de investimento Os custos até à entrada em funcionamento, por exemplo, das baterias e da criação das infraestruturas necessárias.
- Custos operacionais: Custos correntes, por exemplo, de manutenção e reparação, mas também custos e consumo de energia.
- Sustentabilidade: Qual é o potencial do sistema energético, quanto tempo pode ser utilizado e até que ponto podem as emissões CO2 completamente evitadas
Comparação de sistemas de acionamento em intralogística
Disponibilidade de veículos
Chumbo-ácido
- Aproximadamente 1 revestimento, dependendo do tipo de veículo e aplicação
- Com uma utilização máxima de 5 horas
- 8 horas de carga significa aproximadamente 6 horas de condução
- Sem carregamento intermédio > mudança de bateria (5-15 min)
- Manutenção elevada
- Desempenho decrescente durante a operação
Iões de lítio
- 1 hora de carga significa aproximadamente 3 horas de condução
- Possibilidade de carga intermédia
- Sem necessidade de manutenção
- Energia constante durante o funcionamento
Célula de combustível
- 1 depósito abastecido permite até cerca de 8 horas de utilização
- Sem tempos de paragem/carga > reabastecimento em apenas 2-3 min
- Manutenção regular
- Desempenho constante durante o funcionamento
Infraestruturas
Chumbo-ácido
- Estações de carregamento
- Carregadores
- Baterias intercambiáveis
- Dispositivo de mudança de bateria
- Reservatórios de água
- Sistema de extração de ar
- Necessidade substancial de espaço
Baixos requisitos
- Infraestrutura de carregamento + somente 1 bateria + carregador de bordo
- Necessidade de pouco espaço
Célula de combustível
- Célula de combustível (Módulo de Substituição de Bateria)
- Estações de abastecimento
- Armazenamento de hidrogénio
- Fornecimento ou produção de hidrogénio (eletrolisador)
- O espaço fora da unidade de armazenamento pode ser utilizado
Custos de investimento
Chumbo-ácido
- Baixo custo de aquisição
Iões de lítio
- Elevado custo de aquisição,tendencialmente decrescente
- Maior duração da bateria
Célula de combustível
- Custos de investimento elevados ( fator 4 a 5 em comparação com baterias de chumbo-ácido)
- Possibilidades de financiamento
Custos operacionais
Chumbo-ácido
- Custos energéticos
- Custos de manutenção
- Custos de substituição da bateria (tempo)
- Custos de espaço
Iões de lítio
- 30 % de redução dos custos energéticos
- Sem custos de manutenção
- Custos de espaço reduzidos
- Gestão inteligente de energia / gestão de carga possível
Célula de combustível
- Elevação atual H2 custos (10-12 €/kg hidrogénio, a partir de Setembro de 2021) >Especialmente os custos de transporte
Sustentabilidade
Chumbo-ácido
- Tecnologia utilizada
- Substâncias nocivas para o ambiente
- Exigências de reciclagem com elevados custos energéticos
Iões de lítio
- Desenvolvimento contínuo
- Aumento da eficiência e redução dos custos de aquisição esperados
- Matérias-primas problemáticas > nova composição em desenvolvimento
- Estruturas já experimentadas e testadas
Célula de combustível
- Tecnologia implementável, mas ainda sem infraestruturas estabelecidas
- Sem terrenos raros
- Verdadeiramente ecológico, através do ecológicoH2
- Desenvolvimento político ainda incerto
Aplicação e conclusão
Chumbo-ácido
As baterias de chumbo-ácido são úteis para a utilização de alguns veículos com poucas horas de trabalho.
Globalmente, este é um sistema energético estabelecido, fiável e bem aproveitado.
Iões de Lítio
A utilização de baterias de iões de lítio é recomendada para requisitos constantes e continuamente elevados de energia em operações de vários turnos.
No perfil de aplicação adequado, este sistema de energia é mais indicado para a vida útil de uma bateria de iões de lítio (10 anos).
Célula de combustível
Este sistema de energia é ideal para uso contínuo e intensivo em operações de vários turnos com mais de 1000 horas de funcionamento por ano.
Sendo o sistema energético mais limpo para a condução de camiões industriais, a célula de combustível é ainda pouco consolidada, mas é considerada um sistema futuro para a intralogística ecológica.

A otimização da conclusão das tarefas de transporte, visando o menor consumo possível de recursos valiosos, representa um dos principais desafios para as soluções de intralogística orientadas para o futuro. O objetivo é maximizar a eficiência na utilização de capital, energia, trabalho e tempo. Um pré-requisito essencial para uma gestão sustentável é a circularidade, ou seja, o ciclo das matérias-primas. A abordagem de uma economia circular sustentável, incluindo a renovação de empilhadores usados, está profundamente enraizada na filosofia da STILL, assim como a nossa missão de emissões ZERO, que tem contribuído significativamente para a redução das emissões de CO2 na intralogística ao longo de muitos anos.

Consumidores e parceiros esperam neutralidade ambiental
Há também uma procura crescente dos parceiros e consumidores que as cadeias de abastecimento são sustentáveis e funcionam de uma forma neutra para o ambiente. Os fornecedores devem apresentar certificados sobre a origem das matérias-primas, as condições de produção e a pegada de carbono. Um bom equilíbrio ecológico torna-se uma vantagem competitiva
Consultoria sobre sistemas de energia em intralogística
Consultoria em sistemas dos peritos em energia da STILL
Tire partido da nossa experiência para uma intralogística sustentável. Teremos todo o prazer em ajudá-lo a decidir sobre o sistema energético do seu futuro.
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