
Sistemas de energia para intralogística
Sistemas de acionamento em intralogística
Qual é o sistema energético mais adequado para a minha intralogística?
Os sistemas de energia para intralogística consistem em equipamento, gerador de energia e infraestrutura energética - por exemplo, empilhador + bateria de iões de lítio + carregador / estação de carregamento.
A decisão para o sistema de energia adequado é principalmente estratégica. Trata-se da aplicação específica, dos custos, mas também das condições de enquadramento necessárias, bem como da sustentabilidade e da perspetiva de trabalhar de uma forma neutra para o ambiente.
Os seguintes cinco critérios podem ser enumerados para a decisão:
- Disponibilidade dos veículos: Qual a quantidade de energia que o sistema pode fornecer e por quanto tempo?
Até que ponto é limitada a disponibilidade operacional dos veículos, por exemplo, por períodos de paragem devido a mudanças de bateria, processos de carregamento ou trabalhos de manutenção? - Infraestrutura: Cada sistema de energia requer uma infraestrutura específica, por exemplo, para áreas de estações de carregamento, armazenamento, manutenção e o esforço necessário para configurar o abastecimento de energia.
- Custos de investimento Os custos até à entrada em funcionamento, por exemplo, das baterias e da criação das infraestruturas necessárias.
- Custos operacionais: Custos correntes, por exemplo, de manutenção e reparação, mas também custos e consumo de energia.
- Sustentabilidade: Qual é o potencial do sistema energético, quanto tempo pode ser utilizado e até que ponto podem as emissões CO2 completamente evitadas
Comparação de sistemas de acionamento em intralogística
Disponibilidade de veículos
Chumbo-ácido
- Aproximadamente 1 revestimento, dependendo do tipo de veículo e aplicação
- Com uma utilização máxima de 5 horas
- 8 horas de carga significa aproximadamente 6 horas de condução
- Sem carregamento intermédio > mudança de bateria (5-15 min)
- Manutenção elevada
- Desempenho decrescente durante a operação
Iões de lítio
- 1 hora de carga significa aproximadamente 3 horas de condução
- Possibilidade de carga intermédia
- Sem necessidade de manutenção
- Energia constante durante o funcionamento
Célula de combustível
- 1 depósito abastecido permite até cerca de 8 horas de utilização
- Sem tempos de paragem/carga > reabastecimento em apenas 2-3 min
- Manutenção regular
- Desempenho constante durante o funcionamento
Infraestruturas
Chumbo-ácido
- Estações de carregamento
- Carregadores
- Baterias intercambiáveis
- Dispositivo de mudança de bateria
- Reservatórios de água
- Sistema de extração de ar
- Necessidade substancial de espaço
Baixos requisitos
- Infraestrutura de carregamento + somente 1 bateria + carregador de bordo
- Necessidade de pouco espaço
Célula de combustível
- Célula de combustível (Módulo de Substituição de Bateria)
- Estações de abastecimento
- Armazenamento de hidrogénio
- Fornecimento ou produção de hidrogénio (eletrolisador)
- O espaço fora da unidade de armazenamento pode ser utilizado
Custos de investimento
Chumbo-ácido
- Baixo custo de aquisição
Iões de lítio
- Elevado custo de aquisição,tendencialmente decrescente
- Maior duração da bateria
Célula de combustível
- Custos de investimento elevados ( fator 4 a 5 em comparação com baterias de chumbo-ácido)
- Possibilidades de financiamento
Custos operacionais
Chumbo-ácido
- Custos energéticos
- Custos de manutenção
- Custos de substituição da bateria (tempo)
- Custos de espaço
Iões de lítio
- 30 % de redução dos custos energéticos
- Sem custos de manutenção
- Custos de espaço reduzidos
- Gestão inteligente de energia / gestão de carga possível
Célula de combustível
- Elevação atual H2 custos (10-12 €/kg hidrogénio, a partir de Setembro de 2021) >Especialmente os custos de transporte
Sustentabilidade
Chumbo-ácido
- Tecnologia utilizada
- Substâncias nocivas para o ambiente
- Exigências de reciclagem com elevados custos energéticos
Iões de lítio
- Desenvolvimento contínuo
- Aumento da eficiência e redução dos custos de aquisição esperados
- Matérias-primas problemáticas > nova composição em desenvolvimento
- Estruturas já experimentadas e testadas
Célula de combustível
- Tecnologia implementável, mas ainda sem infraestruturas estabelecidas
- Sem terrenos raros
- Verdadeiramente ecológico, através do ecológicoH2
- Desenvolvimento político ainda incerto
Aplicação e conclusão
Chumbo-ácido
As baterias de chumbo-ácido são úteis para a utilização de alguns veículos com poucas horas de trabalho.
Globalmente, este é um sistema energético estabelecido, fiável e bem aproveitado.
Iões de Lítio
A utilização de baterias de iões de lítio é recomendada para requisitos constantes e continuamente elevados de energia em operações de vários turnos.
No perfil de aplicação adequado, este sistema de energia é mais indicado para a vida útil de uma bateria de iões de lítio (10 anos).
Célula de combustível
Este sistema de energia é ideal para uso contínuo e intensivo em operações de vários turnos com mais de 1000 horas de funcionamento por ano.
Sendo o sistema energético mais limpo para a condução de camiões industriais, a célula de combustível é ainda pouco consolidada, mas é considerada um sistema futuro para a intralogística ecológica.

Sistemas de energia no contexto de intralogística verde
Do ponto de vista intralogístico, o objetivo é poder resolver tarefas de transporte com o menor consumo possível de recursos valiosos - ou seja, com a melhor utilização possível de capital, energia, trabalho e tempo.
Do ponto de vista ecológico, a Europa deve ser neutra para o ambiente no máximo até 2050; a Alemanha quer mesmo atingir este objetivo até 2045. Isto significa que as emissões de CO2 devem ser significativamente reduzidas.
Para atingir este objetivo, a Comissão Europeia e os estados federais estão cada vez mais a obrigar a economia a dar a sua contribuição através de leis e regulamentos, por exemplo através do imposto CO2, com certificados de emissão ou mesmo com uma proibição de motores de combustão a partir de 2030, no máximo.

Consumidores e parceiros esperam neutralidade ambiental
Há também uma procura crescente dos parceiros e consumidores que as cadeias de abastecimento são sustentáveis e funcionam de uma forma neutra para o ambiente. Os fornecedores devem apresentar certificados sobre a origem das matérias-primas, as condições de produção e a pegada de carbono. Um bom equilíbrio ecológico torna-se uma vantagem competitiva
Consultoria sobre sistemas de energia em intralogística
Consultoria em sistemas dos peritos em energia da STILL
Tire partido da nossa experiência para uma intralogística sustentável. Teremos todo o prazer em ajudá-lo a decidir sobre o sistema energético do seu futuro.
Contacto
Para mais informações, entre em contato com nossos consultores.
040 / 331 348
(Custo de uma chamada para a rede fixa nacional)
Pedido para: Sistemas de energia para intralogística
Por favor, preencha o formulário abaixo. Entraremos em contato o mais breve possível.