Comboios de reboque

Tracção para o futuro

Comboios de reboque e tractores da STILL

As raízes da história de sucesso dos tractores e comboios de reboque da STILL podem ser acompanhadas até ao milagre económico da Alemanha na década de 1950 e o boom na logística que acompanhou a história. Já em 1946, a STILL começou o seu caminho de sucesso com o carro eléctrico EK 2000. O robusto e-truck marcou o início da mudança da STILL para a produção de empilhadores industriais. A continuação lógica deste desenvolvimento veio em 1948, sob a forma do tractor de três rodas manobrável 'Muli-Mobil'. Este compacto empilhador elétrico com um círculo de rotação apertado captou o clima da época e a máquina versátil tornou-se um equipamento indispensável no porto de Hamburgo. O trator de três rodas com o logotipo da empresa na frente podia rebocar até dez reboques entre os incontáveis armazéns de armazenamento.

Tracção simplificada -

„just in time“ …

A velocidade dos processos industriais tem-se desenvolvido ao longo do tempo. A produção da linha de montagem do estilo clássico Henry Ford, como era norma no passado, visa montar o maior número possível de produtos finais idênticos no menor tempo possível. No entanto, este sistema não consegue acompanhar a crescente diversificação e personalização. Logo após a Segunda Guerra Mundial, o gestor de produção japonês Taiichi Ohno e seu colega Shigeo Shingo desenvolveram o Sistema de Produção Toyota, baseado nos conceitos "just in time" e "Kanban".


A ideia fundamental era diferenciar entre as atividades que agregam valor e as que não agregam, para se evitar consistentemente qualquer desperdício. Na indústria automotiva de hoje, cerca de um terço de todas as peças são entregues "just in time". Os fabricantes de computadores e eletrónicos de consumo também têm sido rápidos em adaptar este processo lean para suas indústrias. O princípio é este: assim que um cliente faz uma encomenda, as variantes que encomendou são registadas e os seguintes detalhes são analisados: que peças são necessárias onde e quando, quantas peças precisam de ser de que cor, quantas são feitas de que material, e que peças de ligação são necessárias para a montagem. Isto resulta numa redução significativa de tempo de produção e em consideráveis reduções no stock do armazém e, consequentemente em custos.

Lean & Clean: Durchdacht getimte Routenzug-Konzepte
Lean and clean: conceitos engenhosamente cronometrados de comboios rebocadores
enable "just in time" ou "just in sequence" produção
supply - que por sua vez significa menos stock de armazém
e custos reduzidos

...e também "apenas em sequência" -

mas sempre com o reboque certo

A próxima fase chama-se "apenas em sequência".Envolve uma pré-seleção adicional de peças em linha com a sequência de montagem, para que os colaboradores tenham tudo o que precisam à mão. Mas como é que as peças chegam ao local de produção a tempo ou apenas em sequência? É aqui que entra a ideia de um comboio rebocador. Desde 2008, este termo tem sido utilizado por especialistas alemães e europeus quando se fala de fornecimento interno sincronizado de materiais. O comboio de reboque é menos uma inovação técnica do que um conceito sofisticado - depois de todos os tractores com reboques terem sido utilizados na logística por muitos anos, sendo o STILL Muli apenas um exemplo. No entanto, com horários personalizados e sistemas de transporte adequados, os tractores e reboques podem substituir completamente a necessidade de utilizar empilhadores num processo de produção.

Eficiência e flexibilidade

Os efeitos da racionalização

A produção sem empilhadores reduz o número de equipamentos e transportes no fluxo de material. O tempo de trânsito por transporte de carga é reduzido ao mínimo e os processos de trabalho tornam-se mais rápidos, mais eficientes e mais seguros. Além disso, os recursos de investimento e os recursos operacionais economizados podem, em vez disso, ser utilizados em outras áreas.

Economia circular inteligente

O princípio do milk run

Imagine as ruas das cidades britânicas nos anos 60: o leiteiro faz a sua ronda fixa e sabe que precisa de substituir as garrafas vazias no exterior de cada porta da frente por garrafas cheias. É um exemplo perfeito de um ciclo de abastecimento permanente. O abastecimento com comboios rebocadores segue este modelo de sucesso. No entanto, o comboio rebocador é um conceito e não um veículo no sentido convencional. Ele envolve o uso de tratores e reboques de tal forma que a produção pode ser realizada inteiramente sem utilização de empilhadores estabelecendo novos padrões de eficiência e segurança no processo. No armazém de peças, o operador do comboio empurra os carrinhos carregados com transportadores para dentro da estrutura fixa ao tractor. Em seguida, percorrem um percurso pré-definido ao longo das linhas de montagem, entregam as peças necessárias mesmo a tempo ou apenas em sequência e recolhem os contentores ou carrinhos vazios com peças semi-acabadas que já foram montadas.

Sempre no caminho do sucesso

STILL LiftRunner®

Em 2008, a STILL e a BMW uniram forças para desenvolver o STILL LiftRunner® como uma ferramenta chave para permitir o abastecimento da produção sem utilização de empilhadores de acordo com princípios inovadores de lean. O sistema de logística de processo, que se baseia no princípio do milk run, foi desde então implementado com sucesso pela BMW no seu abastecimento de produção. O STILL LiftRunner® também se estabeleceu em todo o mercado e continua a estabelecer padrões na indústria com refinamentos e melhorias contínuas. O STILL LiftRunner® é ideal para automatizar os seus processos intralogísticos. O fluxo de mercadorias pode ser totalmente automatizado até a linha de produção, com diferentes linhas sendo fornecidas de forma eficiente e exatamente dentro do prazo.

No caminho certo para atingir o seu objectivo

A combinação perfeita de trolleys e armações

As peças são transportadas em trolleys carregados com suportes, que são enrolados nos chassis que são rebocados pelos tractores. A potência de elevação necessária vem do trator. Os chassis avançados elevam os carrinhos antes do início do transporte, o que minimiza o ruído durante a condução e reduz o desgaste dos rolos. O design dos chassis tem sido constantemente aperfeiçoado nos últimos anos, com a STILL a lançar a Frame B em 2015. A principal vantagem desta estrutura é que ela pode ser carregada e descarregada de ambos os lados, o que torna o planeamento de rotas e o transporte mais flexível.

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Comboio digital está a ganhar impulso

Comboios de reboque automatizados

A revolução digital e a procura por cadeias de produção e fornecimento cada vez mais dinâmicas em todos os setores são duas faces da mesma moeda. A economia online com a elevada procura de logística de transportes, ciclos de vida mais curtos dos produtos, custos salariais crescentes e falta de competências são caracteristicas que moldam este desenvolvimento. As maiores expectativas dos clientes em relação à personalização, prazos de entrega e lotes mais reduzidos estão a reforçar esta tendência. Como resultado, independentemente da indústria específica, soluções automatizadas sob a forma de sistemas de transporte sem condutor oferecem uma abordagem promissora para melhorar a competitividade das empresas.

Recomendado por especialistas da indústria

A ganhar tração com o Prêmio IFOY

Desde o fornecimento da área de produção até à logística de distribuição: as soluções automáticas de comboios rebocadores serão uma parte essencial da movimentação interna de carga no futuro. Os comboios rebocadores com sistemas de transporte sem condutor já estão a ser utilizados por líderes da indústria. Por uma boa razão a STILL foi premiada em 2019 com o prestigioso Prémio IFOY Award - a resposta da indústria aos Oscars - pelos seus sistemas de tractor elétrico automatizado LTX 50 plus LiftRoller iGo com função de carga e descarga automatizada, na categoria 'AGV & Intralogistics Robot'. Esta é a primeira solução totalmente automatizada para transportar e manusear cargas até 1200 kg por reboque.

 

Tão rápido como os bombeiros

STILL LiftRunner® ao ritmo de produção

Como fornecedor líder de equipamentos de segurança contra incêndios, a Ziegler agradece particularmente a velocidade e a flexibilidade das soluções de comboios rebocadores. Estes sistemas oferecem um fornecimento flexível de produção sincronizada com baixos estoques de material, o que reduz o tráfego interno, bem como o risco de acidentes e garante que os funcionários sejam empregados de acordo com os requisitos específicos da tarefa, algo que é vital tendo em vista a falta de competências.


A tarefa específica na Ziegler foi desenvolver e implementar um conceito uniforme para a logística de produção da empresa. A solução à medida da STILL: depois de analisar a intralogística da empresa e de os aconselhar em conformidade, foi posto em funcionamento um comboio rebocador de 11 metros com reboques C-Frame. O tractor eléctrico LTX 70 serve de reboque. Os trens rebocadores STILL são agora utilizados para fornecer os locais de amortecimento ao longo da linha de montagem. O gerente de projeto de Ziegler, Mirco Adam, explica: "Ao planejar um sistema de trens rebocadores como este, você tem que ter em mente que ele também precisa ser integrado à infra-estrutura existente da empresa. A nossa análise ditou que era necessário um comprimento máximo de 11 metros para o rebocador de comboios. O trem também precisava ser altamente manobrável, devido à disposição angular do edifício. Além disso, só é possível percorrer os percursos numa direcção, uma vez que não há sítio para dar meia-volta. Por este motivo, o comboio tem de ir lá fora para regressar ao ponto de transferência". Então, tal como os bombeiros de muitas maneiras.

O conceito de rota para o especialista em segurança contra incêndios Ziegler foi precisamente <br />tailored à arquitectura do armazém, com a rota<br /> incluindo secções interiores e exteriores
O conceito de rota para o especialista em segurança contra incêndios Ziegler foi precisamente
tailored à arquitectura do armazém, com a rota
incluindo secções interiores e exteriores

Mais do que apenas refeições sobre rodas

serviço de saúde 24/7 através de um comboio rebocador

Mais de 60 clínicas e institutos científicos, aproximadamente 1500 camas, e cerca de 341.000 pacientes atendidos por ano no Centro Médico Universitário Mainz - em resumo, um organismo inteiro com comboios de reboque STILL que proporcionam o batimento cardíaco, 24 horas por dia. De acordo com o princípio comprovado de funcionamento do leite, os tractores eléctricos STILL R 07 com reboques LiftRunner® C-Frame são utilizados para transportar refeições, roupa, contentores vazios e materiais recicláveis na zona envolvente do hospital. Além disso, existem carregadores especiais para correio, oxigénio, gás engarrafado e enroladores de cabos. Como explica Bernd Broszehl, Chefe de Serviços Centrais do Centro Médico da Universidade de Mainz: "Das 06:00 às 22:00, os nossos comboios de reboque estão constantemente em movimento. Até 4500 refeições são entregues da cozinha às enfermarias para 1500 pacientes , à hora do almoço e à noite". A segurança é uma preocupação chave, explica Andreas Bade, Chefe Regional de Vendas da filial de Frankfurt da STILL: "Quando se entra no tractor R07 e se pressiona a alavanca hidráulica, todos os quadros são levantados automaticamente. Quando sai, os mesmos baixam  automaticamente. Isto significa que os tabuleiros em aço inoxidável cuidadosamente rebaixados podem ser baixados até ao nível do solo utilizando a nossa tecnologia patenteada LiftRunner e os carros podem ser carregados e descarregados com muito pouco esforço. A electrónica dos carrinhos de refeição é protegida durante a condução e os rolos dos carrinhos são preservados em vez de serem danificados. "Homem e máquina trabalham em perfeita harmonia, em nome da saúde.

Routenzug mit Straßenzulassung
Refeições sobre rodas com o comboio rebocador:
no Centro Médico Universitário Mainz,
um trator R 07 entrega 4500 refeições
a 1500 pacientes internados todos os dias.

Homem ou máquina?

Ambos! E ergonómico a arrancar!

Funcionários especializados qualificados e saudáveis são o recurso mais importante de uma empresa. O principal foco da automação não é a redução do pessoal, mas sim a utilização eficiente dos recursos existentes, agregando valor e protegendo a saúde dos funcionários. A automação usando os conceitos de "tugger train" alivia os funcionários da carga de realizar tarefas fisicamente exigentes ou repetitivas e cria novas funções que requerem criatividade e experiência. Isso beneficia as pessoas da empresa, pois a automação abre novos campos de atividade e responsabilidade. Um exemplo é a logística implementada numa linha de produção inteira, em vez de apenas uma etapa individual do processo. Além disso, a ergonomia é melhorada: os comboios de reboque são mais ergonómicos de manusear, já que o operador passa menos tempo sentado. Acessórios adicionais como o TrolleyMover 4W 15 para carga e descarga de quadros B e E ou a função de titulação do carrinho pela STILL também asseguram ergonomia melhorada no trabalho graças à sua altura de trabalho e acesso mais fácil aos contentores. Ou, dito de outra forma: no caminho certo para um ambiente de trabalho mais saudável!


Comboios de reboque e Tractores da  STILL

Tem alguma pergunta sobre os nossos comboios rebocadores? Por favor, sinta-se à vontade para nos contactar.

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