Empilhadores contrapesados elétricos: Tipos de utilização e vantagens

empilhadores contrapesados elétricos

Os empilhadores contrapesados são a resposta aos desafios intralogísticos mais exigentes que requerem a máxima potência para serem superados. Na STILL, dedicamo-nos a dotar os nossos veículos das características essenciais para que os nossos clientes enfrentem os seus desafios com a máxima garantia de qualidade e segurança. Interessado em compreender o funcionamento dos nossos empilhadores elétricos contrapesados? Neste artigo explicamos-lhe tudo.

Como funcionam os empilhadores elétricos contrapesados? 

Como especialistas experientes, na STILL compreendemos que a manipulação de mercadorias de várias toneladas é uma das tarefas mais frequentes dos nossos clientes no setor industrial. Os empilhadores contrapesados destacam-se como a escolha mais adequada para esta finalidade, graças à sua construção robusta e à tensão elétrica variando de 24 a 80 volts, asseguram um controlo e adaptabilidade inquestionáveis.

O funcionamento destas máquinas baseia-se no princípio da alavanca. Para superar o peso da carga a ser levantada e movida a partir da frente do veículo, os empilhadores contrapesados - como o nome sugere - incorporam um contrapeso na traseira para equilibrar as cargas. Embora esta seja a base do seu funcionamento, os empilhadores contrapesados atuais incorporam uma série de sistemas que contribuem para otimizar a sua segurança e eficácia. No caso dos nossos equipamentos, isto inclui o STILL Easy Control, o computador inteligente com funções de desempenho claramente disponíveis para se adaptarem a diferentes capacidades de carga.

Os empilhadores contrapesados elétricos STILL, oferecem a flexibilidade de serem equipados com diversos sistemas de energia. Nos últimos anos, a tecnologia de iões de lítio da STILL emergiu como a opção preferencial para o fornecimento de energia, especialmente por clientes que procuram não apenas potência, mas também uma alta disponibilidade e a ausência de emissões de gases de efeito estufa nos seus equipamentos de movimentação de materiais. Os empilhadores elétricos STILL estão, sem dúvida, prontos para enfrentar as condições mais desafiadoras.

Elementos e características

O catálogo de empilhadores elétricos contrapesados da STILL inclui o RXE 10-16C, o RX 20, a família RX 60, o SXV-CB 10 e o empilhador elétrico RCE 25-35. Todos eles têm particularidades que os tornam ideais para determinadas utilizações, mas partilham elementos e características que os capacitam para o sucesso no seu objetivo principal: a elevação e o transporte de cargas extremamente pesadas.

Capacidades de Carga elevadas

A primeira configuração ou caraterística importante dos empilhadores elétricos contrapesados STILL é a sua incrível capacidade de carga. Os seus modelos mais compactos têm uma capacidade máxima entre 1 e 2 toneladas, enquanto a versão mais potente do RX 60 pode movimentar até 8 toneladas e elevá-las a uma altura de mais de 8 metros, uma proeza na intralogística.

Mastros robustos

Como já referimos anteriormente, não é apenas a capacidade de carga destas máquinas que se destaca, mas também a sua elevada capacidade de elevação. Todos os empilhadores contrapesados elétricos da STILL têm uma capacidade de elevação máxima de mais de 5 metros para as mercadorias que manuseiam. Isto é possível graças ao design resistente dos mastros destes veículos.

Esta estrutura essencial é incorporada nos nossos empilhadores contrapesados de uma forma simplificada para maximizar a visibilidade do operador. Os perfis de mastro STILL Easy View são resistentes à flexão e à torção, garantindo um manuseamento seguro das cargas. Também aumentam a eficiência da deslocação de mercadorias em longas distâncias. Isto faz com que os empilhadores elétricos contrapesados STILL sejam as máquinas perfeitas para movimentar cargas em cais de transporte ou em armazéns de produção que exijam máxima velocidade e segurança no fluxo interno de materiais.

Mastros Robustos

Segurança e Ergonomia

Quando as tarefas envolvem cargas tão pesadas, o controlo e a condução segura são cruciais para evitar acidentes. Os empilhadores elétricos contrapesados STILL dispõem de um sistema de controlo hidráulico de alta precisão e de controlos personalizáveis (multialavanca, mini-alavanca, joystick ou fingertip) em alguns modelos, como o STILL RX 60.

Os sistemas de iluminação Safety Light 4Plus mantêm o operador e a máquina visíveis em qualquer situação, enquanto a função opcional de assistência ao condutor Curve Speed Control ajusta automaticamente a velocidade de acordo com o ângulo de direção nas curvas. Estes sistemas preventivos ajudam a manter a carga, a máquina e o operador em segurança.

A este respeito, a proteção e o cuidado do operador neste tipo de máquina são fundamentais. Para atingir este objetivo, os empilhadores elétricos contrapesados da STILL dispõem de tetos ou grelhas de proteção, cabinas e assentos ergonómicos, degraus e tapetes antiderrapantes, pegas, janelas grandes, etc.

 Segurança e Ergonomia

Principais Vantagens

Ao longo do artigo, verificámos as diferentes capacidades e elementos que tornam os nossos empilhadores elétricos contrapesados máquinas extremamente fiáveis, entre eles, o seu design robusto concebido para atender às empresas onde as cargas são extremamente grandes e pesadas. A sua capacidade de condução, carga e elevação precisa e segura é perfeita para setores como a madeira, a metalurgia, a construção, entre outros.

A sua vantagem diferencial em relação aos empilhadores contrapesados a Diesel ou a gás STILL é a utilização de baterias de iões de lítio. Graças a esta tecnologia, os empilhadores contrapesados elétricos atingem 3 horas de autonomia com 1 hora de carga. A sua disponibilidade durante todo o turno de trabalho pode ser completada com cargas intermédias. Isto, combinado com a sua potência constante, torna estes equipamentos não só eficientes nas suas tarefas, mas também na sua eficiência energética.

Principais vantagens

Contacte a nossa equipa e nós ajudamo-lo a escolher a solução perfeita para si. Vamos conversar?

Deixe um comentário

Comentários

Sem comentários