Smart Energy Unit - Carregamento mais eficiente e flexível

Com o "smart charging", é possível controlar com muita precisão quando e com que rapidez a frota elétrica é carregada. Isto tem várias vantagens. Pode, por exemplo, poupar muito dinheiro - se souber como.

Imagine uma manhã de terça-feira, num dia frio de inverno, numa grande cidade portuguesa. Ainda está escuro e não há vento - nem os sistemas fotovoltaicos nem as turbinas eólicas estão a fornecer qualquer eletricidade digna de menção. Em muitas casas, as pessoas ligam a máquina de café, aumentam o aquecimento e secam o cabelo depois do banho. Nos escritórios, as luzes e os ecrãs dos computadores ganham vida, nas fábricas as máquinas arrancam. Se olhássemos agora para o contador de eletricidade, veríamos que está a girar muito depressa. No entanto, os preços da eletricidade são calculados de acordo com a oferta e a procura e, quando muitas pessoas utilizam eletricidade, o preço aumenta. Por vezes, de forma drástica. Em determinados momentos, o preço grossista da eletricidade em Portugal atinge valores consideráveis. 

 

carregamento eficiente

Poupe dinheiro com a tecnologia de iões de lítio

Assim, a eletricidade pode ser um negócio caro. "Em casos extremos, isto é particularmente incómodo para os clientes que mudaram para as baterias de iões de lítio especificamente para poupar dinheiro", afirma Gesa Kaatz, Energy Advisor da STILL. Afinal de contas, é isso que a condução com iões de lítio promete: as baterias são até 30% mais eficientes do que as baterias de chumbo-ácido, os veículos são mais flexíveis e estão mais facilmente disponíveis porque não é necessário substituir as baterias - estas e outras vantagens semelhantes compensam o investimento inicial um pouco mais elevado. No entanto, se carregar a sua frota numa altura inoportuna ou enviar demasiados veículos para a estação de carregamento ao mesmo tempo, rapidamente pagará mais. Especialmente com os elevados preços da energia atualmente, este é um problema real. No entanto, existe uma solução - a chamada Smart Energy Unit. Uma tecnologia que monitoriza e controla quando e a que velocidade os veículos eléctricos são carregados. Porque é verdade: é possível poupar muito dinheiro e energia com veículos movidos a iões de lítio. Só precisa de saber como.

Uma forma de o fazer é planear a utilização da frota de veículos de modo a que esta carregue eletricidade nas alturas mais rentáveis. O primeiro pré-requisito para tal é dispor de dados tão completos quanto possível - pois só assim é possível obter informações relevantes e utilizáveis. Para isso, existem ferramentas digitais, incluindo as da STILL, onde os clientes podem monitorizar os seus próprios dados em tempo real e avaliá-los de forma independente. "A unidade de controlo pode ser gerida de uma forma muito fácil através de um ecrã tátil integrado ou através de um painel de instrumentos no computador portátil", explica Maeggi Klein, Product Manager de Sistemas de Energia da STILL. Assim, o cliente pode ver num relance: Quando é que os vários empilhadores estão a ser utilizados? Há pausas? "Atualmente, os clientes têm muitas perguntas sobre este assunto. As nossas equipas de vendas e especialistas em energia fazem apresentações aos clientes e demonstram as possibilidades das diferentes configurações", explica Kaatz.

Carregamento provisório durante as pausas

As baterias de iões de lítio têm a vantagem de poderem ser facilmente carregadas nos intervalos e são, por isso, mais flexíveis do que as baterias de chumbo-ácido. No passado, estas últimas eram frequentemente substituídas e carregadas ao mesmo tempo, após apenas um turno. "Isto também causava picos de energia", diz Klein. Portanto, o problema não é novo. No entanto, a tecnologia de iões de lítio exige uma mudança de pensamento. Isto porque as baterias de iões de lítio podem tanto consumir mais energia como armazenar mais energia na bateria. "Mas não tenho de a utilizar sempre", sublinha Kaatz. Se vários veículos estiverem a ser carregados à noite, a potência de carregamento mais elevada pode não ser necessária - embora seja necessária para um carregamento provisório rápido durante a pausa de um fumador. "É possível controlar isto ao pormenor", continua Kaatz, "pelo que não só se é mais eficiente, como também mais flexível". Por fim, há a flexibilidade geral do equipamento e dos empilhadores alimentados por tecnologia de iões de lítio: a operação em dois ou três turnos é muito mais fácil porque os empilhadores podem sempre ser recarregados durante pequenas pausas. Aqueles que apoiam o planeamento dos ciclos de carregamento com o sistema de gestão de energia inteligente conduzem literalmente melhor. Além disso, também é mais fácil integrar a energia verde no mix de eletricidade se, por exemplo, o carregamento for direcionado para as horas em que os sistemas fotovoltaicos estão a gerar eletricidade.

Bateria de Iões de Lítio

Uma visão holística da energia

Os preços da eletricidade funcionam de forma semelhante em vários países europeus, todos com uma regulação do "preço da eletricidade". Portanto, os operadores de frotas podem economizar consideravelmente ao se conectarem à rede elétrica no momento adequado. Evitar picos de consumo, que podem ser ocasionais e intensos, resulta em economias significativas em empresas de médio porte, podendo chegar a vários milhares de euros por ano.

Visão holística da energia

O sistema de gestão inteligente de energia da STILL permite a ligação em rede de até 50 carregadores diferentes. A STILL está atualmente a criar uma rede de especialistas em energia que, no futuro, poderão fornecer aos clientes conselhos ainda mais detalhados e direcionados. "No final, trata-se de considerar o consumo de energia de forma holística e não apenas os veículos individuais", explica Klein. "Olhamos tanto para o problema como para a solução numa perspetiva energética." E, nesta perspetiva, uma empresa fictícia, naquela manhã fictícia de terça-feira em dezembro, teria certamente planeado com antecedência e carregado a frota, apenas para reabastecer suavemente com nova eletricidade no intervalo - desde que estivesse ciente do seu próprio consumo e tivesse as ferramentas digitais de carregamento inteligente da STILL.

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