Baterias de Lítio proporcionam um consumo de energia mais ecológico em intralogística

Empilhadores de Lítio

O consumo de energia é cada vez mais um tema central na indústria e no mundo. Nas áreas de armazenagem e intralogística, a incorporação de empilhadores de lítio surge como uma solução fiável para este dilema. Tendo a Europa como objetivo a neutralidade de carbono até 2050, a energia - como é produzida, como é consumida e os custos de ambos os processos - é um fator de custo importante no setor industrial e, portanto, não deve ser ignorado.

A eficiência energética é especialmente importante nos armazéns porque, além de exigir quantidades significativas de energia para operar, a indústria intralogística está num processo de rápido crescimento. Dessa forma, o consumo energético deverá seguir a tendência de aumento, no entanto, deverão ser adotadas medidas de trabalho eficientes para conseguir sustentar o lucro obtido na indústria e não pagar contas de energia exorbitantes. 

Então o que podem fazer as empresas que procuram utilizar fontes de energia mais ecológicas nos seus armazéns, maximizando a eficiência e reduzindo o consumo? Neste artigo, propomos uma solução: equipar a sua frota com empilhadores de iões de lítio, com base na tecnologia Li-Ion da STILL. Só precisamos de olhar para a indústria automóvel para ver como as baterias de lítio estão a moldar o futuro da energia neste setor. A indústria de manuseamento de materiais acompanha estreitamente a indústria automóvel, adaptando as tecnologias emergentes às necessidades da intralogística, pelo que o impulso para carros elétricos - e empilhadores de lítio STILL- não passarão despercebidos.

 

empilhadores de lítio

Disponibilidade e utilização

Os empilhadores de iões de lítio são atualmente reconhecidos como uma solução intralogística rentável para armazéns. Estes empilhadores estão equipados com baterias de iões de lítio, que são mais pequenas do que as tradicionais baterias de chumbo-ácido e mais acessíveis do que a pilha de combustível alimentada a hidrogénio. Os empilhadores de lítio alimentados pela tecnologia LI-ION da STILL, oferecem tanto uma solução energeticamente eficiente, uma vez que o consumo de energia é reduzido até 30%, como uma maior eficiência operacional graças ao seu tempo de carregamento reduzido e ao seu elevado desempenho. Estima-se que uma hora de carregamento é equivalente a três horas de utilização de empilhadores de iões de lítio STILL. Além disso, o tempo total de funcionamento é mantido em plena capacidade, o que significa a máxima eficiência durante todo o turno de trabalho.

Os empilhadores de lítio têm um tempo de carregamento muito mais curto do que os que dispõem de baterias de chumbo-ácido. Isto é vital, uma vez que significa que as empresas com armazéns não têm de ter uma frota de veículos em inatividade por longos períodos de tempo, nem têm de efetuar ciclos de cobrança dispendiosos e demorados para manter os seus veículos em funcionamento.

Os operadores também não precisam de se preocupar com a necessidade de trocar de veículo no meio do seu turno ou de substituir as baterias (uma tarefa que requer um especialista qualificado, uma vez que estas contêm material potencialmente perigoso).

Investimento e custos operacionais

Embora os empilhadores de lítio representem um investimento mais elevado, em comparação com os que possuem baterias de chumbo-ácido, têm o dobro da sua vida útil, o que significa um rápido retorno do investimento. A eficiência e desempenho dos empilhadores de lítio podem reduzir o consumo de energia até 30%. Se agregar ainda, um software de gestão de frotas, a eficiência energética da tecnologia de iões de lítio da STILL, aumentará cada vez mais.

Como os empilhadores de lítio STILL requerem menos tempo de carregamento, os nossos clientes podem ser mais seletivos quanto aos horários de carregamento. Por exemplo, uma frota de 30 empilhadores com baterias tradicionais necessita de pelo menos oito horas de carga completa ininterrupta para efetuar um turno, pelo que não há muita margem de manobra para escolher quando carregar as baterias. Numa frota semelhante, mas equipada com a tecnologia Li-Ion da STILL, é utilizado muito menos tempo de carregamento, aumentando a disponibilidade de carregamento das baterias de lítio durante as horas mortas, quando os preços da energia são mais baratos.

carretillas de litio

Empilhadores de lítio o futuro em intralogística

Ao contrário das baterias tradicionais de chumbo-ácido, a tecnologia de iões de lítio está a provar ser um caminho de investimento viável e rentável para uma solução energética mais ecológica, que conduzirá ao desenvolvimento de novas tecnologias no futuro. Embora algumas empresas possam parecer relutantes em investir em novas tecnologias, por receio de que estas se tornem rapidamente obsoletas, os empilhadores de iões de lítio da STILL já se tornaram o futuro do transporte em intralogística.

À medida que o impulso, no sentido da eficiência energética e de fontes de energia mais ecológicas aumenta, as fontes de energia renováveis vão ganhando terreno. Os armazéns estão a ser forçados a adaptar-se a políticas de mudança, ao mesmo tempo que procuram melhorar o seu desempenho e eficiência. Os empilhadores de lítio STILL podem fornecer uma solução para ambas as necessidades, por isso, se está a considerar abraçar esta mudança, não hesite em contactar a nossa equipa de especialistas para aconselhamento sobre os modelos que melhor se adequam às suas necessidades.

Deixe um comentário

Comentários

Sem comentários